Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

Órgão auxiliar do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo é responsável pela conservação, restauração, ampliação e divulgação do patrimônio artístico e documental do Instituto, bem como pelo intercâmbio com a produção artística contemporânea.

A Pinacoteca atua na promoção e apoio de exposições e eventos ligados ao ensino, pesquisa e extensão na área das Artes Visuais, através das disciplinas e projetos do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, com colaboração direta das Pró-Reitorias de Extensão e de Planejamento. Abrange três setores com atribuições específicas, mas complementares: Acervo, Galeria e Restauro.

Em 1943, com a inauguração do novo prédio do Instituto de Belas Artes, a Pinacoteca teve seu espaço físico ampliado, recebendo o nome atual de Barão de Santo Ângelo. Em 1992 a Pinacoteca foi reformada e reinaugurada, marcando uma nova etapa na atuação do Instituto de Artes junto à comunidade. A partir de então, vem trabalhando com uma programação ininterrupta de mostras e eventos, consolidando sua posição como um centro de produção e de difusão de conhecimento em Artes Visuais no Estado do Rio Grande do Sul.

Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Relatório 2017

Setor Galeria da Pinacoteca do IA/UFRGS

O Setor Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo é responsável pela visibilidade da produção em Artes Visuais da comunidade acadêmica, resultante de pesquisas e projetos vinculados ao Departamento de Artes Visuais/DAV e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ PPGAV do Instituto de Artes.

A Galeria congrega grande parte dos projetos e atribuições da Pinacoteca como um todo, conciliando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na integração do ensino e da pesquisa, a Galeria atua como laboratório dando suporte a diferentes disciplinas e projetos do DAV e do PPGAV que envolvem o corpo discente, contemplando, com esta atuação, uma das exigências do sistema de avaliação dos cursos superiores do Ministério de Educação e Cultura, que é a existência de laboratórios de ensino como promotores da interligação entre a teoria e a prática artística.

A Galeria é continuamente utilizada pelas disciplinas práticas e teóricas que buscam refletir as relações entre o espaço físico e a forma de apresentação e disposição das obras na construção de sentido dos seus fruidores, planejamento curatorial, interações com a comunidade, etc.

É na Galeria onde são montadas e apresentadas, semestralmente, as pesquisas práticas e teóricas da disciplina Projeto de Graduação dos Bacharelados em Artes Plásticas, e das dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.

Entre as funções da Galeria está, também, a promoção e a produção de mostras de intercâmbio com artistas externos à Universidade, bem como palestras e painéis de discussão relacionados com questões da arte contemporânea, abertos ao público em geral.

Coordenadora do Setor Galeria da Pinacoteca do IA/UFRGS
Professor Doutor Munir Klamt Souza